sexta-feira, 28 de junho de 2013

MANIFESTO #ACORDA BARRA

MANIFESTO #ACORDA BARRA
POR QUE NÃO NOS MANTEREMOS DORMINDO?


Estamos vivendo um momento histórico no trajeto das lutas mundiais, milhares de jovens, trabalhadores, homens e mulheres tem ido as ruas no Brasil e no mundo lutar por direitos e contra a precarização da vida por parte dos governantes.

A gota d´água que fez transbordar nossa indignação foram os abusivos preços das tarifas de um transporte público vergonhosamente precário, privatizado e sucateado, um transporte coletivo que impossibilita o direito humano de ir e vir e o acesso a todos os outros direitos.

Em Aracaju o movimento Não Pago fez a denuncia da máfia do setransp, SMTT e prefeitura que trabalham com planilhas fraudadas e superfaturadas, elevando a tarifa da grande Aracaju a uma das mais caras do nordeste. Apesar da revogação do aumento nas grandes capitais mediante os protestos o prefeito João Alves permaneceu com a proposta de aumento, agora de 0,10 centavos, e a população da Barra sofre os reflexos de Aracaju sem que haja nem um posicionamento de executivo e legislativo municipal sobre o abusivo preço das tarifas e transporte totalmente precário.

De modo que a situação da Barra dos Coqueiros ultrapassa as questões do transporte público, pois com o advento da ponte construtor João Alves nossa cidade vem sendo esmagada por um modelo equivocado de “desenvolvimento” que prioriza os grandes projetos como a usina eólica, condomínios de lucho como os Alphavilles e Maikais, enquanto NÃO EXISTEM PROJETOS EFETIVOS de moradia popular, de preservação ambiental, de estruturação dos serviços urbanos, de investimentos na educação e profissionalização.

A especulação imobiliária é geradora de grandes lucros para os empresários, com anuência de um poder público negligente, deixa um rastro de desigualdade e destruição percebido nos manguezais, nas grandes ocupações urbanas e no déficit de empregabilidade associado às precárias condições do ensino público.

Dessa forma compreendemos que só a luta muda a vida, e que a luta por um outro Brasil das ruas, se faz também articulando e apoiando lutas nacionais, compreendendo que o despertar dos Barra Coqueirenses  está ecoando com o Acordar de todos os brasileiros: superar esta sociedade baseada na exploração e na opressão, para alcançar uma realidade em que a vida esteja acima do lucro.


A nossa luta tem como foco principal o combate à especulação imobiliária, em uma cidade onde há terra para mansão falta área para o povão!
Terra para o povo!


REIVINDICAÇÃO CENTRAL
·         Moradia Popular:
-Cessão das áreas da união para a construção de moradia popular.
-Divulgação do local e do prazo pra a construção das 1000 casas anunciadas.
·         Reserva Mangabeira:
-Demarcação de uma área de proteção ambiental, uma reserva agro extrativista, que venha a beneficiar as comunidades tradicionais, catadoras de Mangaba, pescadores, marisqueiras e pequenos agricultores.
·         Área para a coleta seletiva:
-Cessão de área para a realização da triagem e coleta seletiva do CATRE-Cooperativa de agentes no trabalho da reciclagem
·          Educação:
-Estruturação material das escolas públicas
-Ampliação de turmas de ensino médio nas escolas municipais, bem como novas escolas municipais.

SUB-EIXOS
·         Transporte:
-Revogação do aumento da tarifa de ônibus
-Integração do transporte coletivo dos povoados ao centro da cidade de Barra dos Coqueiros e a capital Aracaju.
·         Cultura:
- construção de um centro de arte, cultura e lazer.
·         Saúde:
-Estruturação dos postos nos bairros e povoados, bem como a ampliação do sistema localizado de atendimento.
·          Saneamento e infraestrutura
-Redução da taxa de esgoto já!
·         Mobilidade
-Passe livre na tototó subsidiados pelo município.



ASSINAM ESSE MANIFESTO:
COLETIVO SEJAM REALISTAS, EXIJAM O IMPOSSÍVEL
MOVIMENTO JUVENTUDE ATIVA
GRÊMIO ESTUDANTIL DA ESCOLA PROFESSOR JOSÉ FRANKILIN
GRÊMIO ESTUDANTIL DA ESCOLA DR. CARLOS FIRPO
MOVIMENTO DAS CATADORAS DA MANGABA
COOPERATIVA DE AGENTES NO TRABALHO DA RECICLAGEM-CATRE
MOVIMENTO ORGANIZADO DOS TRABALHADORES URBANOS-MOTU
LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE/SE
MOVIMENTO NÃO PAGO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário